english version | home

Publicações

Sugerimos algumas das publicações relativas à psicologia analítica, escritas por membros da AJB e por outros autores.

Traduzir

Jung e o Cinema - Psicologia Analítica através de Filmes
 

Coordenadora:

Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro é Mestre em Educação - UFRJ. Psicóloga. Analista Junguiana, membro didata do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro e da International Association for Analytical Pshychology - IAAP. Professora de cursos de Pós-graduação em Psicologia Analítica do IBMR, e de Geriatria e Gerontologia da UERJ e do Hospital Pró-Cardíaco. Gerontóloga - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG. Consultora e Coordenadora em Programa de Preparação para Aposentadoria em empresas.

Colaboradores:

Andrea de Alvarenga Lima
Carlos Augusto Brandão
Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro
Eliane Berenice Frota Luconi
Helena Saldanha de Azevedo Santos
Humbertho Oliveira
Maria Beatriz Vidigal Barbosa de Almeida
Maria Cristina Urrutigaray
Martha Carneiro Rezende
Mirna Brandão
Paula Roscio
Rubens Bragarnich
Sigrid Haikel
Silzen Furtado
Sonia Lyra

Este trabalho demonstra que conceitos da psicologia junguiana como persona, sombra, energia psíquica, animus e anima, autorregulação psíquica dos sonhos, processo de individuação, metanoia, espiritualidade, destino e livre-arbítrio, entre outros, ganharam mais visibilidade sob a ótica de filmes de diretores consagrados pela crítica cinematográfica e enriquecidos pela visão de renomados autores junguianos.

A tessitura da vida psíquica é explorada em seus fundamentos arquetípicos na perspectiva da psicologia junguiana através das imagens e da dramaticidade das lentes do cinema, permite fazer o cultivo de nossa alma.
 
Corpo Expressivo e Construção de Sentidos

Organizadores: Humberto Oliveira e Marly Chagas

Autores: Marly Chagas (CBM-CEU), Rosa Pedro (EICOS/UFRJ), Lia Rejane Barcellos (CBM-CEU), Humbertho Oliveira (IJRJ/AJB/IAAP), Walter Boechat (IJRJ/AJB/IAAP), Carlos Eduardo Melo Oliveira (SE/RJ), Lucia Helena Pena Pereira (UFBA), Bernardo Conde (UERJ), Teresa Cristina Carreteiro  (Paris VII/Sorbonne, CNPq), Luciana da Silva Rodriguez (CNPq),  Bruna de Oliveira Pinto (CNPq), Suelen Carlos de Oliveira (CNPq), Leonardo Boff (CDDH), Mauro Sá Rego Costa (UERJ)

Editoras: Bapera Editora & Mauad Editora

Sinopse:
Este livro pensa e redescobre o Corpo, o Corpo Expressivo. E traçando este caminho, elabora a Construção de Sentidos. Trafega por várias áreas e reúne pensadores dos mais significativos em suas atuações. Da Musicoterapia à Prática Psicoterapêutica, das viradas paradigmáticas da Educação às instigantes proposições das Ciências Sociais e da Psicossociologia, da articulação entre vários campos do saber e a vivência da Religião e da Arte, o trajeto reúne emoção, contradição, interação, criação, subjetividade, interioridade e singularidades. Uma obra que leva a reflexões sobre o ser na contemporaneidade e no seu quotidiano.

A MITOPOESE DA PSIQUE, Mito e individuação.

Sinopse

Mitopoese é palavra composta derivada do grego: Mithos, relato, narrativa, e poises, criação. Refere-se à capacidade da psique de criar mitos de forma espontânea. Esse livro trata destas manifestações míticas nos mais diversos aspectos da cultura humana, como também no próprio desenvolvimento psicológico de cada um. O mito esteve presente nas culturas as mais antigas, desde quando as grandes deusas da fertilidade ilustravam as cavernas do período paleolítico. De uma forma ou de outra o mito serve de estofo ao comportamento humano e está presente nas mais diversas atividades, nas artes, na criatividade, na vida familiar e nas trocas sociais. O autor se serve da psicologia analítica de C.G. Jung para fazer um estudo compreensivo dos mitos na cultura e na psicoterapia da atualidade.

Metanóia e Meia Idade - Trevas e Luz
Sinopse
Na consciência do fluir da temporalidade temosa oportunidadede questionar o viver. Esta fase da vida, Jung denomina Metanóia
Arteterapia - Arquétipos e Símbolos
 
Sinopse
Em breve
Espiritualidade e Finitude - Aspectos Psicológixos
Sinopse
Diante da realidade fragmentada e dominada pelo consumismo materialista da nossa Sociedade do Espetáculo,tentamos refletir sobre a pergunta de Jung: -O que nos reserva o futuro? A busca de sentido ,isto é, a espiritualidade, se faz necessária para preencher o vazio existencial e nos inserir nosentido do Processo de Individuação.
Depressão e Envelhecimento - Saídas criativas
Sinopse
Em Breve
Puer -Senex - Dinâmicas Relacionais
Sinopse
Busca ampliar os horizontes da compreensão do eixo relacional Puer -Senex, tão vital ao desenvolvimento psicológico nas várias fases da vida. Numa sociedade que propaga os aspectos negativos do Senex e cultiva os valores do Puer-beleza física, rapidez, hedonismo, falta de limites...evidencia uma unilateralidade que necessita ser reavaliada.
Revista “Cadernos Junguianos” - Volume 6 / 2010

Sinopse
Cadernos Junguianos é publicação anual da Associação Junguiana do Brasil que visa divulgar a um público cada vez mais numeroso a psicologia de C.G. Jung. Visa também ser um fórum de debates em torno da psicologia analítica, bem como um órgão mediador e gerador de novas idéias de como a psicologia de Jung poderá ser aplicada à reflexão social, às artes e à política.

Os Cadernos Junguianos oferecem contribuições de analistas junguianos nacionais e internacionais sobre os mais variados temas clínicos e culturais.

Volume 1 Volume 1 Volume 1
     
Volume 1 Volume 1  


Os Cadernos Junguianos encontram-se à venda na secretaria do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro.

Av. N. S. de Copacabana, 1052, sala 1204, Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Tel. + 55 (21) 2247-2433 – Secretária Cíntia, das 13 às 18h


TERAPIA FAMILIAR, Mitos,Símbolos e Arquétipos.

RJ: WAK, segunda Edição: 2007.
Paula Pantoja Boechat (Autora)
Médica, Analista Junguiana, Diretora de Ensino do Instituto Junguiano do RJ, Membro Fundador da AJB- Associação Junguiana do Brasil, Membro da IAAP- International Association for Analytical Psychology, Especialista em Terapia Familiar.
Sinopse
Com vários exemplos de mitologia, casos clínicos e observações de vida, baseada na teoria junguiana e também na teoria familiar sistêmica, a autora nos sensibiliza para um entendimento mais profundo das relações familiares, possibilitando mudanças no sentido de mais saúde e harmonia individual e social.

Jung – Série “Princípios” 202

ATICA, 1991
84 págs, Brochura

Barcellos, Gustavo
Psicólogo e analista junguiano, membro do Instituto Junguiano de São Paulo, da AJB – Associação Junguiana do Brasil e da IAAP – International Association for Analytical Psychology; mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research, de Nova York.
Sinopse
Jung inscreve-se na modernidade, por marcar com sua presença e sua obra uma ruptura com o materialismo e racionalismo do século anterior. A vida de Jung, como procura sintetizar este, volume, realiza, de maneira radical e penetrante, o projeto de individuação guardado em seu inconsciente, pronto para ser liberado. Tomando seu relato autobiográfico e transformando-o numa grande história, este estudo pretende ser uma biografia mais radical, ou seja, explicar de que maneira, em Jung, vida e obra se entrelaçam.

O Masculino em Questão

VOZES, 1997
264 págs, Brochura

Boechat, Walter (org.)
Médico e analista junguiano diplomado pelo C.G. Jung Institut-Zürich, presidente do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, membro fundador e ex-presidente da AJB – Associação Junguiana do Brasil e membro da IAAP – International Association for Analytical Psychology.
Sinopse
A questão do masculino em nossa sociedade é tema da maior atualidade e importância. Na crise de identidade sexual na qual a sociedade contemporânea mergulha, se faz necessária uma reflexão. Pouco se tem debatido sobre a crise de identidade masculina, que nesse volume é analisada sob diferentes prismas, além do enfoque da psicologia junguiana.

Mitos e Arquétipos do Homem Contemporâneo

VOZES, 1995
198 págs, Brochura

Boechat, Walter (Org.)
Médico e analista junguiano diplomado pelo C.G. Jung Institut-Zürich, presidente do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, membro fundador e ex-presidente da AJB – Associação Junguiana do Brasil e membro da IAAP – International Association for Analytical Psychology.
Sinopse
O estudo da mitologia dentro de uma perspectiva da psicologia junguiana é fundamental. As diversas configurações simbólicas tratadas nesse volume, sejam elas da mitologia grega, sejam literárias, representam símbolos arquetípicos do processo de individuação. O símbolo pode lançar luz tanto sobre o desenvolvimento psicológico do indivíduo, quanto sobre os complexos problemas sociais da cultura atual.

Mulher: Feminino Plural

RECORD/ROSA DOS TEMPOS, 1998
208 págs, Brochura

Monteiro, Dulcinéa da Mata Ribeiro
Psicóloga e analista junguiana, membro do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, da AJB – Associação Junguiana do Brasil e da IAAP – International Association for Analytical Psychology (Zurique); mestre em Educação (UFRJ); especialização em Psicossomática (Instituto Carlos Chagas) e Gerontologia (Fundação Oswaldo Cruz); professora de Psicologia no IBMR - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e no Instituto de Gerontologia da UCAM – Universidade Candido Mendes.
Sinopse
Mulher: feminino plural delineia as diferença entre masculino e feminino e mostra como essas diferenças psíquicas se manifestam no ser humano. Utlizando as mulheres como principal expoente do feminino, faz um percurso histórico da realidade da mulher desde a antiguidade até o movimento feminista, em seu apelo intrínseco de torná-la sujeito de sua própria vida.

Individuação: O Homem e suas Relações com o Trabalho, o Amor e o ...

IMAGO, 1992
104 págs, Brochura

Salles, Carlos Alberto Corrêa
Médico psiquiatra, analista junguiano diplomado pelo C.G. Jung Institut-Zürich, presidente do Instituto C.G. Jung de Minas Gerais, membro fundador e presidente da AJB – Associação Junguiana do Brasil e membro da IAAP – International Association for Analytical Psychology (Zurique).
Sinopse
Aqui o autor discorre fundamentalmente sobre o processo de individuação do ser humano, considerando os aspecto das relações com o trabalho e também no campo afetivo.

Somos Feitos da Matéria dos Sonhos

RECORD/ROSA DOS TEMPOS, 1998
206 págs, Brochura

Salles, Carlos Alberto Corrêa
Médico psiquiatra, analista junguiano diplomado pelo C.G. Jung Institut-Zürich, presidente do Instituto C.G. Jung de Minas Gerais, membro fundador e presidente da AJB – Associação Junguiana do Brasil e membro da IAAP – International Association for Analytical Psychology (Zurique).
Sinopse
Somos Feitos da Matéria dos Sonhos é uma preciosa reflexão sobre a composição original do homem. Uma delicada fenomenologia de devaneios, povoada de fantásticos seres sobrenaturais, encenando sempre e novamente imemoriais façanhas místicas. Servindo-se do conto de João de Ferro, dos irmãos Grimm, o autor investiga a mítica do masculino ao mesmo tempo que remete seus ouvintes a um passeio mágico e fabuloso por uma infinidade de mitologias, crenças, manifestações folclóricas e religiosas dos mais distintos povos. Salles nào poderia ter escolhido melhor tema para seu poético devaneio sobre a matéria dos sonhos e seu mais íntimo segredo: o ser humano.

Sonhos Arquetípicos

IMAGO, 1990
64 págs, Brochura

Salles, Carlos Alberto Corrêa
médico psiquiatra, analista junguiano diplomado pelo C.G. Jung Institut-Zürich, presidente do Instituto C.G. Jung de Minas Gerais, membro fundador e presidente da AJB – Associação Junguiana do Brasil e membro da IAAP – International Association for Analytical Psychology (Zurique).
Sinopse
Esta obra é dedicada ao estudo daquele tipo de sonho classificado de absurdo, imprevisto, sem relação aparente com a vida, o caráter e as paixões de quem sonha, e que era considerado pelos povos antigos como um sonho divino e que a escola junguiana denomina de sonhos arquetípicos, pois são geralmente povoados de figuras mitológicas ou lendárias, surgindo como se estivessem sendo extraídos de antigos mitos ou lendas.

O Método Junguiano – Série “Princípios” 131

ATICA, 1988
100 págs, Brochura

Ulson, Glauco
Médico psiquiatra e analista junguiano, ex-presidente do Instituto Junguiano de São Paulo, membro fundador e ex-presidente da AJB – Associação Junguiana do Brasil, membro da IAAP - International Association for Analytical Psychology.
Sinopse
Jung já é considerado um clássico deste século. Seu método original de abordagem dos fenômenos psíquicos demonstrou ser de extrema fertilidade quando aplicado não somente à psiquiatria e à psicologia, como também a outras disciplinas afins. Muitas das idéias e conceitos por ele introduzidos, como complexo, arquétipo, self, são hoje de uso corrente, fazendo parte de nossa cultura. Este volume sintetiza numa linguagem clara e direta os principais conceitos do mestre de Zurique, bem como nos revela a estrutura de seu método.


Instituto Junguiano do Rio de Janeiro

Av. Nª Sra. de Copacabana, 1052, sala 1204 – Copacabana
Rio de Janeiro/RJ CEP 22060-002

Tel.: + 55 (21) 2247-2433 – Secretária Cintia, 2ª a 5ª feira, das 13 às 18 horas e 6ª feira das 8 às 18 horas.
institutojungrj@gmail.com