english version | home

Traduzir

Pesquisas sobre o Livro Vermelho:
O Encontro de dois Grupos de Estudo

Quando de sua estadia no Brasil em novembro de 2015, Sonu Shamdasani conheceu pessoas do Grupo de Pesquisas  do Livro Vermelho organizado por mim no Brasil. Encontramos  vários  pontos de semelhança entre o Grupo do Brasil e o Grupo de Estudos que Sonu coordena em Londres: tinham começado mais ou menos na mesma época (setembro de 2011) – os grupos entravam portanto no quinto ano de existência- e estavam aproximadamente no mesmo ponto de leitura do Livro Vermelho. Ambos os grupos estavam finalizando o livro, aproximando-se das últimas páginas da terceira parte, chamada “Aprofundamentos”. Haviam, claro, diferenças, como a frequência dos grupos, o do Brasil, com reuniões quinzenais e o de Londres, reunindo-se mensalmente.

Sonu Shamdasani teve então a ideia de propor um encontro dos dois grupos em Londres para a troca de experiências. O encontro coincidiria com o lançamento de um livro meu pela editora inglesa Karnac, uma versão de meu trabalho já lançado no Brasil sobre o Liber Novus.

O lançamento do livro “The Red Book of C. G. Jung: Journey into Unknown Depths” ocorreu em uma sexta-feira, dia 9 de setembro de 2016, na sede da Editora Karnac. O encontro dos dois grupos teve lugar na University College of London, no fim de semana dos dias 10 e 11 de setembro de 2016. Participaram do grupo brasileiro: Vera Macedo, Daniela Nogueira, Maria Cecília Nóbrega, Paula e Walter Boechat. Do grupo de Sonu Shamdasani participaram aproximadamente dez pessoas.

O encontro dos dois grupos nas tardes de sábado e domingo foi profundo, reflexivo e ao mesmo tempo amoroso e acolhedor. Houve rica troca de ideias e experiências. Poderíamos classificar as experiências compartilhadas de dois tipos: um teórico, outro das relações das ideias desenvolvidas no Livro Vermelho e a pratica clinica atual. No aspecto teórico foram discutidos temas como a ideia da  realidade da alma no Liber Novus, a abordagem do fenômeno religioso, o conceito de imagem em fantasia e no sonho, as relações entre o Liber Novus e as diferentes culturas, anglo-saxã, latino-americana, culturas do oriente médio, (Israel, põe exemplo). Também foi discutido in extenso a questão do Liber Novus e  uma  nova linguagem em psicologia e psicoterapia, mais próxima da linguagem literária.

No tocante a aplicação clinica, os debates centralizaram-se nos usos e limites do emprego da imaginação ativa em clinica. Observou-se que a intensidade e liberdade do emprego desta técnica inaugurada por Jung no Livro Vermelho varia enormemente nos  diversos grupos junguianos.

Ao final dos trabalhos foi concluído que o encontro foi muito rico e produtivo. Sonu propôs uma continuidade dos trabalhos no ano próximo no Rio de Janeiro. Fixou-se como data provável de um próximo encontro setembro de 2017.

Rio de Janeiro, setembro de 2016
Walter Boechat



Instituto Junguiano do Rio de Janeiro

Av. Nª Sra. de Copacabana, 1052, sala 1204 – Copacabana
Rio de Janeiro/RJ CEP 22060-002

Tel.: + 55 (21) 2247-2433 – Secretária Cintia, 2ª a 5ª feira, das 13 às 18 horas e 6ª feira das 13hs às 20:30.
institutojungrj@gmail.com